Pular para o conteúdo principal

A bela adormecida da vida real


Nicole Delien, 17 anos, a "Bela Adormecida" da vida real
Nicole Delien, 17 anos, moradora de North Fayette, EUA, é portadora de uma condição chamada de Síndrome de Kleine-Levin, também conhecida como Síndrome da Bela Adormecida. Essa condição faz com que a jovem durma de 18 a 19h por dia e, quando acordada, faça as tarefas diárias, como comer e escovar os dentes, em um estado de sonambulismo.
Durante uma de suas crises, Nicole perdeu as festas de final de ano, acordando apenas no dia primeiro de janeiro do ano seguinte. Segundo a mãe da adolescente, "ela nunca se acostumou com sua condição, e vive chateada com isso".

A jovem Nicole se desespera ao acordar de um longo sono
Às vezes, Nicole dorme de 32 a 64 dias, levantando para comer e fazer suas necessidades fisiológicas como sonâmbula.
A doença que acomete a jovem estadunidense é muito rara, afetando cerca de mil pessoas ao redor do mundo. No caso dela, os médicos só chegaram ao diagnóstico após 25 meses de investigação.
Quando um episódio da Síndrome da Bela Adormecida começa, o paciente vai aos poucos ficando sonolento, cansado e dorme a maior parte do dia e da noite, acordando, apenas, para comer ou ir ao banheiro. Quando acordado, o paciente parece "aéreo", desconcentrado, confuso, desorientado e letárgico. Alguns pacientes também reclamam de "barulho excessivo" e "luzes fortes".
Não existe cura para a Kleine-Levin, mas a família de Nicole está usando uma combinação de remédios para epilepsia e narcolepsia para minimizar os incidentes a dois por ano.

- Assista a participação de Nicole no The Jeff Probst Show (inglês).
- Veja reportagem do programa Fantástico, da Globo, sobre uma menina brasileira que também sofre com a Síndrome de Kleine-Levin. Clique aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 curiosidades sobre a cidade perdida de Atlântida

Todo mundo já ouvir falar sobre a mítica cidade perdida de Atlântida , que teria sido engolida pelas águas do oceano há milhares de anos. Mas, quem teria inventado essa história? Ou seria ela real? Onde ficava localizada a cidade? Quais razões a transformavam em uma cidade tão espetacular e avançada? Só conhecemos a história de Atlântida por causa do filósofo grego Platão, que há mais de 2 mil anos atrás escreveu sobre a cidade. Em dois de seus famosos diálogos, Timaeus e Critias, Platão escreveu que o sábio grego Solon ouviu sobre Atlântida quando estava no Egito. Ao retornar, Solon compartilhou a história com Dropides, seu parente. De Dropides, a história foi repassada para Critias, que contou a seu neto, também chamado Critias, que finalmente a compartilhou com o filósofo Sócrates e outros cidadãos atenienses. A lista de Platão, contudo, não deve ser tomada como fato histórico, mas como um verdadeiro relato do que Platão efetivamente escreveu. Se decidirmos acreditar na lenda, ...

10 Curiosidades Fascinantes sobre Super Mario Bros. 3

Super Mario Bros. 3 é um dos jogos mais icônicos da era clássica dos videogames, lançado originalmente em 1988 para o console Nintendo Entertainment System (NES). Com uma jogabilidade inovadora e uma narrativa envolvente, o jogo conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Vamos explorar 10 curiosidades fascinantes sobre esse título lendário: Estreia no Cinema : Super Mario Bros. 3 teve uma estreia muito peculiar. O jogo foi apresentado pela primeira vez no filme "The Wizard", de 1989. O longa-metragem serviu como uma forma de divulgação do jogo antes do seu lançamento oficial. Os Koopalings : Pela primeira vez na série, Super Mario Bros. 3 introduziu os Koopalings, os sete filhos de Bowser. Cada um desses personagens possui suas próprias características e habilidades, trazendo diversidade ao universo Mario. Mario vira Pedra : Uma das novidades mais marcantes foi a introdução da habilidade "Tanooki Suit", que permitia a Mario se transformar em uma estátua de pedra. ...

Os males do Facebook

Segundo estudo, usuários do Facebook tendem a se tornarem malvados Com informações da Folha de São Paulo - De acordo com um estudo das Universidades de Colúmbia e de Pittsburgh, o Facebook deixaria seus usuários mais gordos, pobres e malvados, pois a imagem positiva que surgiria a partir da página faria com que o autocontrole das pessoas diminuísse. Conforme Keith Wilcox, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, "quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente no direito de fazer as coisas. E você quer proteger aquela imagem melhorada, o que faz com que as pessoas reajam tão fortemente àquelas que não concordam com suas opiniões". Os "populares" do Facebook: sabe aquelas pessoas com milhares de amigos, várias fotos em que aparece sempre se divertindo, atualizações frequentes e que parecem felizes e bem-sucedidas? Pois então, segundo o estudo, as pessoas que passavam mais tempo on-line e tinham muitos amigos na rede social tinham mais...