Pular para o conteúdo principal

Top 10 gravações de áudio bizarras


Já escrevemos listas sobre gravações históricas e gravações espetaculares. Mas, agora é a vez de lhes apresentar uma lista de gravações bizarras e misteriosas. Assim, cada item desta nossa lista apresenta temas ou sons que são assustadores de alguma forma. Se você acha que nós deixamos alguma gravação bizarra de fora desta lista, não deixe de nos avisar nos comentários. Boa leitura!

10. Klaus Nomi – The Cold Song

Klaus Nomi (nascido Klaus Sperber) foi um cantor alemão, reconhecido pelas suas notáveis atuações vocais e por se caracterizar de forma bizarra para subir ao palco.Na década de 1980, Nomi chegou ao auge de sua carreira e notoriedade, sendo reconhecido no mundo pelas suas apresentações estranhas e teatrais, pela maquiagem pesada, trajes incomuns.
Em 1983, com a idade de 39 anos, Klaus tornou-se uma das primeiras celebridades a morrer de AIDS. Conforme a doença avançava e sua saúde piorava, ele foi mudando sua caracterização e seu estilo musical. O vídeo acima é uma gravação ao vivo de Nomi cantando "The Cold Song", música de autoria de Purcell. Alguns meses depois dessa gravação, em 6 de agosto de 1983, Klaus Nomi faleceu.
P.S.: The Cold Song é uma canção sombria que fala sobre a morte. Confira o verso final: “Deixe-me, deixe-me / Deixe-me, deixe-me / Congelar de novo / Deixe-me, deixe-me / Congelar de novo até a morte.

9. Papai Noel de Thomas Edison e Harry E. Humphrey

Esta é uma gravação 1922 feita por Thomas Edison (um dos maiores inventores do século XX) de Harry E. Humphrey (que trabalhava com narrações e palestras). A ideia original, de Edison, até que fazia sentido. O inventor queria gravar uma mensagem do “Papai Noel” para que as crianças pudessem ter alguns momentos de alegria e mágica durante o Natal – claro, isso se os pais dessas crianças tivessem um fonógrafo em casa e dinheiro para comprar o disco. Contudo, o resultado dessa gravação é extremamente horrível, pra não dizer traumatizante. Na gravação, Papai Noel ri como um duende maligno e diz que “está escondido dentro do fonógrafo”. Que medo!

8. A primeira gravação de áudio

Em 1860, o francês Édouard-Léon Scott de Martinville inventou o fonoautógrafo, o primeiro aparelho capaz de gravar sons e vozes. Contudo, o aparelho apenas conseguia gravar o som em uma mídia visível e não tinha a capacidade de reproduzir o que fora gravado. As gravações, conhecidas como fonoautogramas, só puderam ser reproduzidas com sucesso em 1998, utilizando tecnologia computacional. Na gravação acima, feita há mais de 150 anos atrás, você pode ouvir a voz de uma mulher cantando “Au clair de la lune”. Bom, na verdade, se tocada em uma velocidade menor, a voz na gravação parece ser de um homem – provavelmente a voz
de Édouard-Léon, o inventor do aparelho. A bizarrice dessa gravação, ao meu ver, está em sua antiguidade. Afinal, quantas gerações já morreram desde que o fonoautógrafo fez essa gravação.

7. Discurso alienígena

Falando em bizarrices, você acredita em alienígenas? Se a resposta for afirmativa, você provavelmente vai gostar de ouvir essa gravação. Afinal, o áudio (ondas de rádio e plasma) foi recebido pela Soda Cassini enquanto ela passava por Saturno. Preste atenção na gravação e tente escutar o “alienígena” falando.

6. Sons de Júpiter

Esta gravação poderia ter saído de um filme de ficção científica, mas é a mais pura realidade. Trata-se de uma gravação feita pela Sonda Voyager do maior planeta a circular o nosso sol: Júpiter. O som captado foi gerado pela vibração de milhares de partículas magnéticas.

5. O poema do revólver

Brion Gysin, o autor do poema do revólver (Pistol Poem), participou da geração beat. Na década de 1960, Brion trabalhou com áudio, vídeo, palavra escrita e poesia visual, experimentando intersecções artísticas das mais variadas. Em 1960, nos estúdios da BBC, em Londres, Brion gravou o “Pistol Poem”, uma espécie de poesia feita com tiros de pistolas e revólveres. Durante a gravação, o engenheiro de som do estúdio chegou a deixar seu posto por alegar “escutar a voz do demônio” e “sentir o mal vindo daquele “poema”.

4. Aleister Crowley

Aleister Crowley foi um ocultista Inglês, escritor, alpinista, poeta, yogi, e um possível espião. Ele era um membro influente de organizações ocultas, incluindo a Golden Dawn, o A?A? e a Ordo Templi Orientis (OTO ). Hoje em dia, Crowley é conhecido por seus escritos mágicos, especialmente o Livro da Lei, considerado o texto sagrado central da Thelema. Nessa gravação, raríssima, o próprio Crowley recita algumas de suas “mágicas”. Muito esquisito.

3. Terremoto de 26 de dezembro de 2004

Em 26 de dezembro de 2004, na Sumatra, um grande terremoto sacudiu o leito marinho e chamou a atenção do mundo inteiro. Recentemente, pesquisadores da Universidade de Columbia, EUA, analisaram os registros sonoros marítimos gravados durante aquele dia. A
gravação acima é o próprio som do terremoto – ou, para alguns, a voz gutural do planeta Terra.

2. Cosmonautas Perdidos

Durante as décadas de 1950 e 1960, a corrida espacial protagonizada pela União Soviética e pelos EUA ajudou a aumentar a tensão em um mundo fragilizado e dividido. Ao redor do mundo, muitos radioamadores e curiosos tentavam, na maioria das vezes em vão, bisbilhotar os céus e as ondas de rádio em busca de novidades. Dentre esses curiosos, a dupla de irmãos italianos Achille e Giovanni Judica-Cordiglia foi uma das mais bem sucedidas. Eles conseguiram gravar, por exemplo, as batidas do coração da cadelinha Laika, o primeiro ser terráqueo a chegar ao espaço. Contudo, em 1961, os irmãos gravaram algo terrivelmente assustador. Era a voz de uma pessoa, provavelmente uma mulher, que pode ter participado de uma pesquisa soviética para entender a capacidade do ser humano em sobreviver no espaço. O áudio (em russo ), afirma: "Isso não é perigoso? Fale comigo! Nossa transmissão começa agora. Eu me sinto quente. Eu posso ver uma chama. Eu vou cair! Sim. Eu me sinto quente, eu vou entrar ..." Nesse instante o áudio foi cortado.

1. Ligação telefônica durante os atentados de 11 de setembro de 2001

Essa gravação mostra um telefonema realizado a partir do 105º andar da torre 2 do World Trade Center, durante os ataques terroristas ocorridos em 2001. É, sem dúvidas, uma das gravações mais horríveis de todos os tempos. Os últimos segundos são extremamente perturbadores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 curiosidades sobre a cidade perdida de Atlântida

Todo mundo já ouvir falar sobre a mítica cidade perdida de Atlântida , que teria sido engolida pelas águas do oceano há milhares de anos. Mas, quem teria inventado essa história? Ou seria ela real? Onde ficava localizada a cidade? Quais razões a transformavam em uma cidade tão espetacular e avançada? Só conhecemos a história de Atlântida por causa do filósofo grego Platão, que há mais de 2 mil anos atrás escreveu sobre a cidade. Em dois de seus famosos diálogos, Timaeus e Critias, Platão escreveu que o sábio grego Solon ouviu sobre Atlântida quando estava no Egito. Ao retornar, Solon compartilhou a história com Dropides, seu parente. De Dropides, a história foi repassada para Critias, que contou a seu neto, também chamado Critias, que finalmente a compartilhou com o filósofo Sócrates e outros cidadãos atenienses. A lista de Platão, contudo, não deve ser tomada como fato histórico, mas como um verdadeiro relato do que Platão efetivamente escreveu. Se decidirmos acreditar na lenda, ...

Irena Sendler: o Anjo do Gueto da Varsóvia

A reação de Irena Sendler pode parecer estranha, mas a sua coragem não é algo que se vê todos os dias. Irena nasceu em 1910, na Varsóvia. Ao crescer, tornou-se enfermeira no Departamento de Bem-Estar Social de Varsóvia, onde fornecia alimentos e roupas para os pobres. Infelizmente, naquela época, os judeus sofriam um intenso preconceito na Europa e, mesmo sendo católica, Irena tentava ao máximo ajudá-los. Mas foi só a Segunda Guerra Mundial chegar para o terror se espalhar pelo continente. Famílias foram rapidamente excluídas e o Gueto de Varsóvia foi criado. Irena não podia deixar a situação daquele jeito. A sua única opção foi se juntar a um grupo chamado Zegota (Conselho de Ajuda aos Judeus). Só que isso não bastou. Irena tinha que ir bem mais além se quisesse realmente ajudar os judeus. Assim, ao lado de outros, ela passou secretamente a levar crianças judias para fora do gueto, de onde sabiam que jamais sairiam por vontade própria. Depois disso, eram entregues a famí...

10 segredos do K-Pop de arrepiar os cabelos

A música pop sul-coreana, K-Pop, não é só alegria e visuais cuidadosamente criados O som chiclete do K-Pop (Korean Pop Music ou Música Pop Coreana) parece bastante inofensivo. Músicas simples e repetitivas como o sucesso viral “Gangnam Style”, de Psy, ou a música doce e melódica da banda Girls’ Generation não parecem esconder escândalos, corrupção e anos de escravidão e exploração por trás da máquina de fazer sucessos chamada K-Pop. Jovens estrelas são cooptadas pela mais cruel indústria de entretenimento do mundo, começando o “treinamento” ainda crianças. Meninos e meninas com 10 anos de idade, ou menos, são presas a contratos de 10 ou mais anos de duração, tendo de passar a melhor fase de suas vidas sob a vigilância de agências que só querem tirar proveito financeiro. Alguns desses jovens se tornam celebridades, mas a maioria deles jamais conhecerá o estrelato. Eles são explorados por anos a fio e, sem mais nem menos, abandonados à própria sorte. Conheça mais sobre o obsc...