Pular para o conteúdo principal

A evolução dos mascotes das Copas do Mundo

Veja a evolução de todos os mascotes de Copas do Mundo de futebol.

#1 - O primeiro Mundial que teve um mascote aconteceu em 1966, na Inglaterra. O nome dele era Willie, o leão.
Pra ser o primeiro, até que não estava ruim.

#2 - A Copa de 1970, também no México, tinha como mascote o menino Juanito, com um chapéu mexicano e um uniforme verde e branco pisando em uma bola.

Ok. É um mexicano com um sombrero. Imagem clássica. Aceitável.

#3 - Na Copa de 1974, na Alemanha Ocidental, os mascotes eram os irmãos Tip Tap, vestidos com as cores da seleção da casa; um deles carregava uma bola debaixo do braço.

 Eu sei. Dá arrepios. Sempre tive medo desses bonecos felizes de bochechas rosadas.

#4 - Em 1978, no Mundial da Argentina, o mascote era um menino chamado Gauchito. Não era nenhuma referência aos brasileiros nascidos no Rio Grande do Sul. O termo "gaucho", na verdade, surgiu no século 19 na Argentina e se refere aos habitantes da região pampeana - não à toa, o Gauchito carregava consigo um chapelão, um lencinho ao pescoço e um chicote às mãos.

Faz referência à cultura do país. Sem sal, mas passa.

#5 - O Mundial de 1982, disputado na Espanha, tinha o Naranjito como mascote: uma laranja com uma bola no braço.
 Para tudo! Que bosta é essa? Por que uma laranja? Mas que porra...

#6 - O mascote do Mundial de 1986, disputado no México, chamava-se Pique: ele tinha uma pimenta com um típico chapéu mexicano e uma bola ao seu lado.

 Mas, peraí, não é o mesmo? Ah, não. 
Não é um mexicano de sobrero, mas uma pimenta de sombrero. Original, não é?

#7 - O Mundial de 1990, que aconteceu na Itália, tinha o Ciao como mascote; era um desenho em forma de jogador de futebol cuja cabeça era uma bola e o corpo tinha as cores da bandeira italiana.

 Moderno, não é? Caceta... e dizer que essa merda saiu da terra do Da Vinci.

#8 - Na Copa de 1994, disputada nos EUA, o mascote era um cachorro: o Striker.

Como visto em qualquer cartoon americano.

#9 - O Mundial da França, em 1998, tinha um galo de corpo azul e crista vermelha enorme como mascote; seu nome era Footix. 

Notem que os nomes imbecis começaram na França. Só podia, né, Pierre?

#10 - Na Copa de 2002, disputada na Coréia do Sul e no Japão, tinham três mascotes: Nik, Kaz e Ato.

Coisa de japa, né não?!

#11 - Em 2006, na Alemanha, o mascote era um leão chamado Goleo.
Se esse leão tivesse o bigodinho do Hitler, até daria pra entender...

#12 - O mascote da Copa de 2010 chamava-se Zakumi: um leopardo de cabelo verde.
O melhor até aqui. Já é o terceiro felino.

#13 - A Fifa escolheu um tatu-bola com as cores da bandeira do Brasil para ser o mascote da Copa do Mundo de 2014. 
Não posso dizer que não gosto do nosso mascote. O problema são os possíveis nomes: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco. Qualquer Zé da Bola, Samba, Cascudo ou coisa parecida seria melhor. De qualquer forma, já que é pra escolher, fico com Fuleco. Afinal, todos são fuleros, mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 curiosidades sobre a cidade perdida de Atlântida

Todo mundo já ouvir falar sobre a mítica cidade perdida de Atlântida , que teria sido engolida pelas águas do oceano há milhares de anos. Mas, quem teria inventado essa história? Ou seria ela real? Onde ficava localizada a cidade? Quais razões a transformavam em uma cidade tão espetacular e avançada? Só conhecemos a história de Atlântida por causa do filósofo grego Platão, que há mais de 2 mil anos atrás escreveu sobre a cidade. Em dois de seus famosos diálogos, Timaeus e Critias, Platão escreveu que o sábio grego Solon ouviu sobre Atlântida quando estava no Egito. Ao retornar, Solon compartilhou a história com Dropides, seu parente. De Dropides, a história foi repassada para Critias, que contou a seu neto, também chamado Critias, que finalmente a compartilhou com o filósofo Sócrates e outros cidadãos atenienses. A lista de Platão, contudo, não deve ser tomada como fato histórico, mas como um verdadeiro relato do que Platão efetivamente escreveu. Se decidirmos acreditar na lenda,

10 segredos do K-Pop de arrepiar os cabelos

A música pop sul-coreana, K-Pop, não é só alegria e visuais cuidadosamente criados O som chiclete do K-Pop (Korean Pop Music ou Música Pop Coreana) parece bastante inofensivo. Músicas simples e repetitivas como o sucesso viral “Gangnam Style”, de Psy, ou a música doce e melódica da banda Girls’ Generation não parecem esconder escândalos, corrupção e anos de escravidão e exploração por trás da máquina de fazer sucessos chamada K-Pop. Jovens estrelas são cooptadas pela mais cruel indústria de entretenimento do mundo, começando o “treinamento” ainda crianças. Meninos e meninas com 10 anos de idade, ou menos, são presas a contratos de 10 ou mais anos de duração, tendo de passar a melhor fase de suas vidas sob a vigilância de agências que só querem tirar proveito financeiro. Alguns desses jovens se tornam celebridades, mas a maioria deles jamais conhecerá o estrelato. Eles são explorados por anos a fio e, sem mais nem menos, abandonados à própria sorte. Conheça mais sobre o obsc

Os males do Facebook

Segundo estudo, usuários do Facebook tendem a se tornarem malvados Com informações da Folha de São Paulo - De acordo com um estudo das Universidades de Colúmbia e de Pittsburgh, o Facebook deixaria seus usuários mais gordos, pobres e malvados, pois a imagem positiva que surgiria a partir da página faria com que o autocontrole das pessoas diminuísse. Conforme Keith Wilcox, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, "quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente no direito de fazer as coisas. E você quer proteger aquela imagem melhorada, o que faz com que as pessoas reajam tão fortemente àquelas que não concordam com suas opiniões". Os "populares" do Facebook: sabe aquelas pessoas com milhares de amigos, várias fotos em que aparece sempre se divertindo, atualizações frequentes e que parecem felizes e bem-sucedidas? Pois então, segundo o estudo, as pessoas que passavam mais tempo on-line e tinham muitos amigos na rede social tinham mais