Pular para o conteúdo principal

A evolução dos mascotes das Copas do Mundo

Veja a evolução de todos os mascotes de Copas do Mundo de futebol.

#1 - O primeiro Mundial que teve um mascote aconteceu em 1966, na Inglaterra. O nome dele era Willie, o leão.
Pra ser o primeiro, até que não estava ruim.

#2 - A Copa de 1970, também no México, tinha como mascote o menino Juanito, com um chapéu mexicano e um uniforme verde e branco pisando em uma bola.

Ok. É um mexicano com um sombrero. Imagem clássica. Aceitável.

#3 - Na Copa de 1974, na Alemanha Ocidental, os mascotes eram os irmãos Tip Tap, vestidos com as cores da seleção da casa; um deles carregava uma bola debaixo do braço.

 Eu sei. Dá arrepios. Sempre tive medo desses bonecos felizes de bochechas rosadas.

#4 - Em 1978, no Mundial da Argentina, o mascote era um menino chamado Gauchito. Não era nenhuma referência aos brasileiros nascidos no Rio Grande do Sul. O termo "gaucho", na verdade, surgiu no século 19 na Argentina e se refere aos habitantes da região pampeana - não à toa, o Gauchito carregava consigo um chapelão, um lencinho ao pescoço e um chicote às mãos.

Faz referência à cultura do país. Sem sal, mas passa.

#5 - O Mundial de 1982, disputado na Espanha, tinha o Naranjito como mascote: uma laranja com uma bola no braço.
 Para tudo! Que bosta é essa? Por que uma laranja? Mas que porra...

#6 - O mascote do Mundial de 1986, disputado no México, chamava-se Pique: ele tinha uma pimenta com um típico chapéu mexicano e uma bola ao seu lado.

 Mas, peraí, não é o mesmo? Ah, não. 
Não é um mexicano de sobrero, mas uma pimenta de sombrero. Original, não é?

#7 - O Mundial de 1990, que aconteceu na Itália, tinha o Ciao como mascote; era um desenho em forma de jogador de futebol cuja cabeça era uma bola e o corpo tinha as cores da bandeira italiana.

 Moderno, não é? Caceta... e dizer que essa merda saiu da terra do Da Vinci.

#8 - Na Copa de 1994, disputada nos EUA, o mascote era um cachorro: o Striker.

Como visto em qualquer cartoon americano.

#9 - O Mundial da França, em 1998, tinha um galo de corpo azul e crista vermelha enorme como mascote; seu nome era Footix. 

Notem que os nomes imbecis começaram na França. Só podia, né, Pierre?

#10 - Na Copa de 2002, disputada na Coréia do Sul e no Japão, tinham três mascotes: Nik, Kaz e Ato.

Coisa de japa, né não?!

#11 - Em 2006, na Alemanha, o mascote era um leão chamado Goleo.
Se esse leão tivesse o bigodinho do Hitler, até daria pra entender...

#12 - O mascote da Copa de 2010 chamava-se Zakumi: um leopardo de cabelo verde.
O melhor até aqui. Já é o terceiro felino.

#13 - A Fifa escolheu um tatu-bola com as cores da bandeira do Brasil para ser o mascote da Copa do Mundo de 2014. 
Não posso dizer que não gosto do nosso mascote. O problema são os possíveis nomes: Amijubi, Fuleco ou Zuzeco. Qualquer Zé da Bola, Samba, Cascudo ou coisa parecida seria melhor. De qualquer forma, já que é pra escolher, fico com Fuleco. Afinal, todos são fuleros, mesmo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 curiosidades sobre a cidade perdida de Atlântida

Todo mundo já ouvir falar sobre a mítica cidade perdida de Atlântida , que teria sido engolida pelas águas do oceano há milhares de anos. Mas, quem teria inventado essa história? Ou seria ela real? Onde ficava localizada a cidade? Quais razões a transformavam em uma cidade tão espetacular e avançada? Só conhecemos a história de Atlântida por causa do filósofo grego Platão, que há mais de 2 mil anos atrás escreveu sobre a cidade. Em dois de seus famosos diálogos, Timaeus e Critias, Platão escreveu que o sábio grego Solon ouviu sobre Atlântida quando estava no Egito. Ao retornar, Solon compartilhou a história com Dropides, seu parente. De Dropides, a história foi repassada para Critias, que contou a seu neto, também chamado Critias, que finalmente a compartilhou com o filósofo Sócrates e outros cidadãos atenienses. A lista de Platão, contudo, não deve ser tomada como fato histórico, mas como um verdadeiro relato do que Platão efetivamente escreveu. Se decidirmos acreditar na lenda, ...

10 Curiosidades Fascinantes sobre Super Mario Bros. 3

Super Mario Bros. 3 é um dos jogos mais icônicos da era clássica dos videogames, lançado originalmente em 1988 para o console Nintendo Entertainment System (NES). Com uma jogabilidade inovadora e uma narrativa envolvente, o jogo conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Vamos explorar 10 curiosidades fascinantes sobre esse título lendário: Estreia no Cinema : Super Mario Bros. 3 teve uma estreia muito peculiar. O jogo foi apresentado pela primeira vez no filme "The Wizard", de 1989. O longa-metragem serviu como uma forma de divulgação do jogo antes do seu lançamento oficial. Os Koopalings : Pela primeira vez na série, Super Mario Bros. 3 introduziu os Koopalings, os sete filhos de Bowser. Cada um desses personagens possui suas próprias características e habilidades, trazendo diversidade ao universo Mario. Mario vira Pedra : Uma das novidades mais marcantes foi a introdução da habilidade "Tanooki Suit", que permitia a Mario se transformar em uma estátua de pedra. ...

Os males do Facebook

Segundo estudo, usuários do Facebook tendem a se tornarem malvados Com informações da Folha de São Paulo - De acordo com um estudo das Universidades de Colúmbia e de Pittsburgh, o Facebook deixaria seus usuários mais gordos, pobres e malvados, pois a imagem positiva que surgiria a partir da página faria com que o autocontrole das pessoas diminuísse. Conforme Keith Wilcox, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, "quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente no direito de fazer as coisas. E você quer proteger aquela imagem melhorada, o que faz com que as pessoas reajam tão fortemente àquelas que não concordam com suas opiniões". Os "populares" do Facebook: sabe aquelas pessoas com milhares de amigos, várias fotos em que aparece sempre se divertindo, atualizações frequentes e que parecem felizes e bem-sucedidas? Pois então, segundo o estudo, as pessoas que passavam mais tempo on-line e tinham muitos amigos na rede social tinham mais...