Pular para o conteúdo principal

6 motivos para comer banana todos os dias

Comer bana todos os dias faz muito bem à saúde. Apesar de sua má fama, a banana tem poucas calorias e pode ser uma fruta muito adequada para favorecer a perda de peso.


As bananas são maravilhosas - sem duplos sentidos, hein? Seu sabor estimula, agrada e combina de maneira excepcional com uma infinidade de alimentos, como o mel, a canela, a aveia, as nozes, o leite (batida de banana é uma delícia)…

É também a fruta favorita dos atletas e, realmente, basta uma banana por dia para obter uma boa dose de energia e nutrientes para tratar o cansaço ou uma fraqueza momentânea.

Algo que todos sabemos é que não falta quem evite comer bananas por medo de engordar.

Mas, é preciso avaliar estes dados com objetividade: uma banana por dia, sobretudo pela manhã, não faz mal, nem vai nos fazer ganhar quilos extras. A chave, como sempre, está no equilíbrio e na consciencialização de que comer bem é viver bem. Diga-me o que comes e eu te direi quem és.

As bananas podem lhe ajudar a ter uma saúde de ferro. Se você não acredita, então veja 6 bons motivos que irão convencê-lo a comer banana durante os 7 dias da semana.

1. Banana é uma das frutas mais nutritivas da natureza

As bananas são incrivelmente nutritivas. Por isso, são o alimento mais correto para compor nosso café da manhã e para começar o dia com a máxima energia.

Veja todos os nutrientes que uma só banana contém:

  1. Uma alta quantidade de fibras e múltiplos antioxidantes
  2. Minerais (potássio, magnésio, cobre, manganês)
  3. Vitaminas (B6 e C)
  4. Carboidratos
  5. Proteínas

Além disso, cabe lembrar que as bananas contêm uma grande quantidade de água e pouquíssima gordura. Quer mais o quê?

2. As bananas regulam o nível de açúcar no sangue

A banana é rica em uma substância chamada pectina, uma fibra solúvel que nos ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue após as refeições. Assim, a banana (a pectina) regula o apetite e torna mais lento o esvaziamento do estômago.
Por sua vez, se escolhemos as bananas menos maduras (sem chegar a estar completamente verdes), regulamos muito melhor o índice glicêmico. Dessa forma, evitamos os temidos picos de glicose, que, às vezes, são causados por outras frutas mais doces.
No entanto, se somos diabéticos, o mais recomendável é evitar o consumo de bananas maduras e se informar com um médico sobre a melhor forma de consumi-las.

3. Banana ajuda a melhorar a digestão

Algo que, sem dúvida, gostará de saber é que uma banana média contém dois tipos de fibra: a pectina e o amido (já citados).

Esses dois componentes favorecem de um modo maravilhoso a nossa digestão. O amido, por exemplo, “escapa” da própria digestão para ir, diretamente, até nosso intestino grosso, onde se converte em alimento para as bactérias intestinais benéficas.
Uma flora intestinal forte e saudável é sinônimo de saúde: absorvemos melhor os nutrientes e evitamos a prisão de ventre.
Por sua vez, a pectina nos ajuda a proteger e a cuidar da saúde do cólon.

4. Banana faz bem para o coração

O potássio é um mineral essencial para a saúde do coração, sobretudo para regular e equilibrar a pressão arterial. Se nos acostumarmos a consumir uma banana por dia, cuidaremos de nossos níveis de potássio, um mineral essencial para cuidar de nosso bem-estar cardiovascular.

5. Comer banana ajuda a emagrecer

Sério! As bananas possuem várias características que as tornam aliadas fabulosas para favorecer a perda de peso.

Para se convencer disso, oferecemos os seguintes dados:
  • Para começar, a banana contém muito poucas calorias.
  • São saciantes e nutritivas. Basta incluí-las em seu café da manhã, juntamente com alguma proteína, algumas nozes, um café ou xícara de chá, para descobrir que se sentirá “cheio” e com um bom nível de energia durante toda a manhã.
  • Também são ricas em fibras, como já explicamos: cuidará de sua saúde digestiva, evitará a prisão de ventre…
  • Além disso, e, como dado interessante, vai gostar de saber que, nas dietas para perder peso, é possível utilizar muito as bananas verdes.
Experimente comer bananas durante 10 dias e observe o efeito que elas terão sobre você.

6. Banana é uma ótima aliada de quem pratica exercícios físicos

Como falamos no início do post, a banana é a fruta perfeita para os atletas. O motivo? Por seu teor de minerais e carboidratos de fácil digestão. O consumo regular de banana pode nos ajudar a diminuir as câimbras musculares relacionadas ao exercício.

Realmente, se você não é atleta, mas sofre com câimbras noturnas habitualmente, não hesite: inclua em seu jantar uma banana (que não esteja excessivamente madura) e evitará esses incômodos.
Além do mais, a banana nos oferece uma alta carga nutricional “antes, durante e depois” do exercício, sobretudo se for de resistência.

Se todos esses motivos não bastaram, lembre-se: não é à toa que a banana é a fruta mais consumida no Brasil e a segunda no mundo, atrás apenas da laranja. Ela ocupa a primeira posição no ranking mundial de produção de frutas, com mais de 106 milhões de toneladas. Ou seja: o mundo todo não pode estar errado. Coma banana!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 curiosidades sobre a cidade perdida de Atlântida

Todo mundo já ouvir falar sobre a mítica cidade perdida de Atlântida , que teria sido engolida pelas águas do oceano há milhares de anos. Mas, quem teria inventado essa história? Ou seria ela real? Onde ficava localizada a cidade? Quais razões a transformavam em uma cidade tão espetacular e avançada? Só conhecemos a história de Atlântida por causa do filósofo grego Platão, que há mais de 2 mil anos atrás escreveu sobre a cidade. Em dois de seus famosos diálogos, Timaeus e Critias, Platão escreveu que o sábio grego Solon ouviu sobre Atlântida quando estava no Egito. Ao retornar, Solon compartilhou a história com Dropides, seu parente. De Dropides, a história foi repassada para Critias, que contou a seu neto, também chamado Critias, que finalmente a compartilhou com o filósofo Sócrates e outros cidadãos atenienses. A lista de Platão, contudo, não deve ser tomada como fato histórico, mas como um verdadeiro relato do que Platão efetivamente escreveu. Se decidirmos acreditar na lenda,

10 segredos do K-Pop de arrepiar os cabelos

A música pop sul-coreana, K-Pop, não é só alegria e visuais cuidadosamente criados O som chiclete do K-Pop (Korean Pop Music ou Música Pop Coreana) parece bastante inofensivo. Músicas simples e repetitivas como o sucesso viral “Gangnam Style”, de Psy, ou a música doce e melódica da banda Girls’ Generation não parecem esconder escândalos, corrupção e anos de escravidão e exploração por trás da máquina de fazer sucessos chamada K-Pop. Jovens estrelas são cooptadas pela mais cruel indústria de entretenimento do mundo, começando o “treinamento” ainda crianças. Meninos e meninas com 10 anos de idade, ou menos, são presas a contratos de 10 ou mais anos de duração, tendo de passar a melhor fase de suas vidas sob a vigilância de agências que só querem tirar proveito financeiro. Alguns desses jovens se tornam celebridades, mas a maioria deles jamais conhecerá o estrelato. Eles são explorados por anos a fio e, sem mais nem menos, abandonados à própria sorte. Conheça mais sobre o obsc

Os males do Facebook

Segundo estudo, usuários do Facebook tendem a se tornarem malvados Com informações da Folha de São Paulo - De acordo com um estudo das Universidades de Colúmbia e de Pittsburgh, o Facebook deixaria seus usuários mais gordos, pobres e malvados, pois a imagem positiva que surgiria a partir da página faria com que o autocontrole das pessoas diminuísse. Conforme Keith Wilcox, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, "quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente no direito de fazer as coisas. E você quer proteger aquela imagem melhorada, o que faz com que as pessoas reajam tão fortemente àquelas que não concordam com suas opiniões". Os "populares" do Facebook: sabe aquelas pessoas com milhares de amigos, várias fotos em que aparece sempre se divertindo, atualizações frequentes e que parecem felizes e bem-sucedidas? Pois então, segundo o estudo, as pessoas que passavam mais tempo on-line e tinham muitos amigos na rede social tinham mais