Pular para o conteúdo principal

Beber café faz bem à saúde?

O café é altamente consumido e apreciado ao redor do mundo, tanto pelo seu sabor quanto por seu efeito estimulante e propriedade organolépticas.
Devido a sua composição complexa e outros fatores que envolvem sua preparação, o apreciador de café é exposto a uma grande quantidade de produtos químicos.
Muitas pesquisas tentaram clarificar e entender os efeitos do café sobre a saúde.
De acordo com as pesquisadoras Rita Alves, Susana Casa e Beatriz de Oliveira, da Universidade do Porto, em Portugal, não existe evidência de que o consumo moderado de café seja maléfico. Pelo contrário, o café parece trazer muitos benefícios e efeitos protetivos contra diversas doenças.
Mas, afinal: beber café é comprovadamente bom? Café faz bem à saúde?

1. Estudos internacionais afirmam: beber café faz bem à saúde

Beber café ajuda a viver mais tempo, de acordo com dois estudos internacionais divulgados nesta semana.
O primeiro estudo, dirigido pela Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (IARC) e o Imperial College de Londres, examinou mais de meio milhão de pessoas em 10 países da Europa.
Aqueles que bebiam em média três xícaras de café por dia tendiam a viver mais tempo que os que não bebiam café.
“Descobrimos que um maior consumo de café estava associado com um menor risco de morte por qualquer causa e especificamente por doenças circulatórias e digestivas”, disse o autor principal do estudo, Marc Gunter, da IARC.
O segundo estudo, que incluiu mais de 180.000 participantes de diversas origens étnicas nos Estados Unidos, encontrou benefícios para a longevidade independentemente do café ter cafeína ou ser descafeinado.
Os bebedores de café tinham um menor risco de morrer por doenças cardíacas, câncer, derrame cerebral, diabetes e doenças respiratórias e renais. Aqueles que bebiam uma xícara por dia tinham 12% menos chances de morrer em comparação com os que não bebiam café. Já os que bebiam duas a três xícaras por dia tinham seu risco de morte reduzido em 18%.
Os especialistas advertiram, no entanto, que os estudos americano e europeu, publicados na revista médica Annals of Internal Medicine, não demonstraram que o café seja realmente a razão pela qual muitos bebedores pareciam ter vidas mais longas.
Em vez disso, as pesquisas foram de natureza observacional, o que significa que mostraram uma associação entre o consumo de café e uma propensão à longevidade, mas não chegaram a provar uma relação de causa e efeito.
“Não podemos dizer que beber café prolongará sua vida, mas vemos uma associação”, disse a autora principal, Veronica Setiawan, professora de medicina preventiva da Keck School of Medicine da Universidade do Sul da Califórnia.
“Se você gosta de beber café, beba! Se você não é um bebedor de café, então precisa considerar se deveria começar”, acrescentou o pesquisador ao repórter da Agência AFP.

2. Pesquisa norueguesa sobre os benefícios do café

O hábito brasileiro de convidar alguém para beber um cafezinho não é só divertido e uma pausa na correria do dia a dia: também traz benefícios à saúde, como na prevenção de doenças como a diabetes, problemas cardíacos e cirroses de fígado.
Um grupo de investigadores noruegueses concluiu que beber até seis xícaras de café por dia contribui para evitar o surgimento de vários males. Os cientistas verificaram que o consumo regular de café diminuía substancialmente o risco de aparecimento de diabetes de tipo 2 – a forma mais frequente da doença.
Em relação à prevenção de problemas cardiovasculares, o estudo estabelece uma relação entre o consumo de café e a redução dos riscos. Mulheres entre os 55 e os 69 anos, que beberam três a quatro xícaras de café, reduziram até 24 por cento o risco de contrair doenças cardiovasculares.

3. Café em excesso pode fazer mal

Especialistas garantem que o consumo excessivo de cafeína reduz o fluxo sanguíneo para o coração, com maior incidência durante o exercício em grande altitude. Ademais, o excesso de cafeína pode causar ansiedade.

4. Vício em café existe?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) não existe “nenhuma prova de que o uso de cafeína tenha consequências físicas e sociais comparáveis, ainda que remotamente, às consequências das drogas ilícitas”.

Com informações da Revista Istoé, da Agência AFP e do CM Jornal.
Mais informações podem ser encontradas no artigo: Health Benefits of coffee: myth or reality?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 curiosidades sobre a cidade perdida de Atlântida

Todo mundo já ouvir falar sobre a mítica cidade perdida de Atlântida , que teria sido engolida pelas águas do oceano há milhares de anos. Mas, quem teria inventado essa história? Ou seria ela real? Onde ficava localizada a cidade? Quais razões a transformavam em uma cidade tão espetacular e avançada? Só conhecemos a história de Atlântida por causa do filósofo grego Platão, que há mais de 2 mil anos atrás escreveu sobre a cidade. Em dois de seus famosos diálogos, Timaeus e Critias, Platão escreveu que o sábio grego Solon ouviu sobre Atlântida quando estava no Egito. Ao retornar, Solon compartilhou a história com Dropides, seu parente. De Dropides, a história foi repassada para Critias, que contou a seu neto, também chamado Critias, que finalmente a compartilhou com o filósofo Sócrates e outros cidadãos atenienses. A lista de Platão, contudo, não deve ser tomada como fato histórico, mas como um verdadeiro relato do que Platão efetivamente escreveu. Se decidirmos acreditar na lenda, ...

10 Curiosidades Fascinantes sobre Super Mario Bros. 3

Super Mario Bros. 3 é um dos jogos mais icônicos da era clássica dos videogames, lançado originalmente em 1988 para o console Nintendo Entertainment System (NES). Com uma jogabilidade inovadora e uma narrativa envolvente, o jogo conquistou milhões de fãs ao redor do mundo. Vamos explorar 10 curiosidades fascinantes sobre esse título lendário: Estreia no Cinema : Super Mario Bros. 3 teve uma estreia muito peculiar. O jogo foi apresentado pela primeira vez no filme "The Wizard", de 1989. O longa-metragem serviu como uma forma de divulgação do jogo antes do seu lançamento oficial. Os Koopalings : Pela primeira vez na série, Super Mario Bros. 3 introduziu os Koopalings, os sete filhos de Bowser. Cada um desses personagens possui suas próprias características e habilidades, trazendo diversidade ao universo Mario. Mario vira Pedra : Uma das novidades mais marcantes foi a introdução da habilidade "Tanooki Suit", que permitia a Mario se transformar em uma estátua de pedra. ...

Os males do Facebook

Segundo estudo, usuários do Facebook tendem a se tornarem malvados Com informações da Folha de São Paulo - De acordo com um estudo das Universidades de Colúmbia e de Pittsburgh, o Facebook deixaria seus usuários mais gordos, pobres e malvados, pois a imagem positiva que surgiria a partir da página faria com que o autocontrole das pessoas diminuísse. Conforme Keith Wilcox, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, "quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente no direito de fazer as coisas. E você quer proteger aquela imagem melhorada, o que faz com que as pessoas reajam tão fortemente àquelas que não concordam com suas opiniões". Os "populares" do Facebook: sabe aquelas pessoas com milhares de amigos, várias fotos em que aparece sempre se divertindo, atualizações frequentes e que parecem felizes e bem-sucedidas? Pois então, segundo o estudo, as pessoas que passavam mais tempo on-line e tinham muitos amigos na rede social tinham mais...