Pular para o conteúdo principal

Porque o seu cão rosna para algumas pessoas e para outras não?

Por esta você não esperava… Nunca imaginei que fosse esta a razão.

Os sentidos dos nossos amigos de quatro patas são super apurados e raramente falham. Eles estão sempre alerta para novas situações e perigos. O seu cachorro pode conhecer pessoas novas imediatamente, mas às vezes ele rosna para elas e outras vezes não. Torna-se um pouco complicado perceber se ele gosta ou não de pessoas estranhas... ou se não gosta de determinadas pessoas.


O rosnado pode indicar agressão, defesa ou simplesmente ansiedade. Mas porque os cães têm diferentes reações às pessoas? Será que eles sabem alguma coisa sobre a pessoa que nós sequer imaginamos?

Não podemos afirmar com certeza que as reações dos cães possam ser resumidas e vistas da mesma forma - afinal, cada caso é único. Contudo, podemos observar a forma como eles percebem o mundo deles e talvez consigamos obter mais informação acerca dessa questão interessante.

As pessoas têm cheiros diferentes e os cachorros conseguem senti-los. Os cães são muito melhores no olfato do que os humanos - na verdade são 10.000 a 100.000 vezes melhores.

Por causa dessa disparidade, não podemos imaginar toda a informação que os nossos cães podem obter com o cheiro de alguém. Surpreendentemente, os cães treinados podem até distinguir entre os cheiros de gémeos idênticos do mesmo ambiente e que comem a mesma comida.

Um cão pode cheirar onde você esteve e com quem você esteve, por um longo período de tempo.

O seu cachorro pode cheirar algo sutil numa pessoa, algo que você nunca perceberia. Mas isso não precisa ser uma preocupação para você. Ele pode simplesmente associar um cheiro a algo negativo, quando na verdade pode não o ser. Os cães são o produto das suas próprias experiências.

Algumas pessoas parecem assustadoras para certos cachorros. Os cães dependem mais de seu olfato do que propriamente da sua visão. Eles usam o reconhecimento facial para se comunicar uns com os outros e os seres humanos podem não ver características faciais da mesma maneira que eles. Quando o seu cão rosnar a uma pessoa e não a outra, pode ser que ele veja uma característica que seja uma lembrança de uma ameaça para ele na sua memória.


As pessoas diferem em tamanho, recursos e na maneira como se movem. As características de algumas pessoas ou o estilo de movimento podem lembrar ao seu cão uma ameaça ou até mesmo parecer desconhecido para o seu amigo de quatro patas, então ele sente medo e insegurança. Sabemos que mesmo humanos familiares podem parecer ameaçadores para os cães se eles se moverem de repente ou usarem um chapéu - a minha cadela beagle, por exemplo, odeia capacetes e motos, sem falar que não é muito fã de carrinhos de bebê.

Se você sabe que a pessoa a quem o seu cão está rosnando é bem intencionada, tente ensiná-lo a não ser defensivo ou protetor ao seu redor. Mime-o com o bolso cheio de petiscos. Treine-o para que ele obedeça a comandos básicos, para que quando alguém que ele não goste chegue, ele os siga. Então, quando o recém-chegado se aproximar, peça ao seu cão que realize o comportamento treinado e o recompense no final. Então diga ao seu amigo que peça ao cão para fazer isso, e que o recompense também.

Não duvide do carácter da pessoa no entanto, só porque o seu cão inicialmente rosna. Provavelmente significa apenas que eles cheiram a algo que o seu cão não tem certeza e você pode construir a sua confiança através de treino e recompensa.

Compartilhe com os seus amigos donos de cães.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 curiosidades sobre a cidade perdida de Atlântida

Todo mundo já ouvir falar sobre a mítica cidade perdida de Atlântida , que teria sido engolida pelas águas do oceano há milhares de anos. Mas, quem teria inventado essa história? Ou seria ela real? Onde ficava localizada a cidade? Quais razões a transformavam em uma cidade tão espetacular e avançada? Só conhecemos a história de Atlântida por causa do filósofo grego Platão, que há mais de 2 mil anos atrás escreveu sobre a cidade. Em dois de seus famosos diálogos, Timaeus e Critias, Platão escreveu que o sábio grego Solon ouviu sobre Atlântida quando estava no Egito. Ao retornar, Solon compartilhou a história com Dropides, seu parente. De Dropides, a história foi repassada para Critias, que contou a seu neto, também chamado Critias, que finalmente a compartilhou com o filósofo Sócrates e outros cidadãos atenienses. A lista de Platão, contudo, não deve ser tomada como fato histórico, mas como um verdadeiro relato do que Platão efetivamente escreveu. Se decidirmos acreditar na lenda,

10 segredos do K-Pop de arrepiar os cabelos

A música pop sul-coreana, K-Pop, não é só alegria e visuais cuidadosamente criados O som chiclete do K-Pop (Korean Pop Music ou Música Pop Coreana) parece bastante inofensivo. Músicas simples e repetitivas como o sucesso viral “Gangnam Style”, de Psy, ou a música doce e melódica da banda Girls’ Generation não parecem esconder escândalos, corrupção e anos de escravidão e exploração por trás da máquina de fazer sucessos chamada K-Pop. Jovens estrelas são cooptadas pela mais cruel indústria de entretenimento do mundo, começando o “treinamento” ainda crianças. Meninos e meninas com 10 anos de idade, ou menos, são presas a contratos de 10 ou mais anos de duração, tendo de passar a melhor fase de suas vidas sob a vigilância de agências que só querem tirar proveito financeiro. Alguns desses jovens se tornam celebridades, mas a maioria deles jamais conhecerá o estrelato. Eles são explorados por anos a fio e, sem mais nem menos, abandonados à própria sorte. Conheça mais sobre o obsc

Os males do Facebook

Segundo estudo, usuários do Facebook tendem a se tornarem malvados Com informações da Folha de São Paulo - De acordo com um estudo das Universidades de Colúmbia e de Pittsburgh, o Facebook deixaria seus usuários mais gordos, pobres e malvados, pois a imagem positiva que surgiria a partir da página faria com que o autocontrole das pessoas diminuísse. Conforme Keith Wilcox, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, "quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente no direito de fazer as coisas. E você quer proteger aquela imagem melhorada, o que faz com que as pessoas reajam tão fortemente àquelas que não concordam com suas opiniões". Os "populares" do Facebook: sabe aquelas pessoas com milhares de amigos, várias fotos em que aparece sempre se divertindo, atualizações frequentes e que parecem felizes e bem-sucedidas? Pois então, segundo o estudo, as pessoas que passavam mais tempo on-line e tinham muitos amigos na rede social tinham mais