Pular para o conteúdo principal

Pular corda emagrece mais do que correr!

A maioria das pessoas pensam que a melhor maneira para perder peso e queimar aquelas calorias indesejáveis é através de longas sessões de corridas.  Mas, outro exercício, que mais parece brincadeira de criança, é o melhor aliado de quem quer perder peso e emagrecer de forma saudável.
Descubra aqui quais os benefícios de pular corda, e o que os especialistas recomendam para esta prática.


Benefícios da prática de pular corda:

1. O equipamento que necessita é básico e acessível: uma corda e um espaço para saltar.

2. Pular corda exige coordenação entre seus pés e suas mãos, logo auxilia o seu sistema proprioceptivo (capacidade de perceber onde está cada parte do corpo), e ajuda a desenvolver os reflexos e equilíbrio além de fortalecer seu sistema cardiovascular.

3. Ajuda a construir a massa óssea. Os saltos constantes geram stress nos seus ossos e força o seu corpo a fortalecer sua estrutura óssea. Saltar corda é mais eficiente para prevenir a osteoporose do que tomar suplementos de cálcio.

4. É um poderoso exercício aeróbico, que também fortalece o músculo mais importante do corpo: o coração.

5. É um exercício para o corpo inteiro que trabalha vários músculos ao mesmo tempo: braços, ombros (deltoides) e costas. Usando uma corda mais pesada, o esforço da parte superior do corpo será ainda maior.

6. Saltar à corda exige coordenação e equilíbrio, o que ajuda a tonificar músculos abdominais, costas e músculos do quadril.

7. E, claro, pular corda fortalece os músculos da perna: coxas, nádegas e outros músculos estabilizadores menores.

8. Ao contrário de correr, saltar não causa danos no joelho, pois o impacto de cada salto é absorvido pelas pontas de ambos os pés durante os saltos.

9. Pular corda corda por 15 a 20 minutos é o suficiente para queimar as calorias ingeridas após comer uma barra de chocolate.

10. Os saltos constantes ajudam a desenvolver a velocidade dos músculos e, portanto, a capacidade de explosão das pernas.


Pular Corda X Corrida

Estudos indicam que pular corda durante 10 minutos é equivalente a correr por 30 minutos em termos de condicionamento cardiovascular e queima de calorias, obviamente considerando uma intensidade equivalente em ambos os exercícios.

Pular corda é mais eficiente na queima de gordura, pois envolve mais músculos, e como já falamos, tem benefícios adicionais (coordenação e equilíbrio) que não podemos conseguir somente com corridas. Além disso, envolve muito mais a mente do que correr, estimulando a concentração.

Finalmente, pular corda é super divertido e não ocupa muito espaço em sua casa.

Recomendações para pular corda


  • Mantenha a cabeça reta e olhe para a frente, não para baixo.
  • Mantenha o tronco reto e os joelhos levemente dobrados.
  • Mantenha os cotovelos junto ao corpo.
  • Use os punhos para girar a corda, não os braços.
  • Use a parte dianteira do pé (metatarso) para impelir ao chão. É o suficiente para saltar 3-4 cm.
  • Use tênis adequados.
  • Algumas destas regras não se aplicam em certas variantes de exercícios com corda, mas antes de tudo devemos aprender bem o exercício básico.


Mais informações sobre pular corda

Não subestime, pular corda não é apenas diversão. Por causa de sua alta intensidade, é um excelente complemento para sua série de exercícios diários, que trabalha vários músculos do corpo ao mesmo tempo. Além disso, se você não souber, com pouco de treino vai aprender facilmente.

ATENÇÃO: procure seu médico antes de iniciar qualquer tipo de esporte.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 curiosidades sobre a cidade perdida de Atlântida

Todo mundo já ouvir falar sobre a mítica cidade perdida de Atlântida , que teria sido engolida pelas águas do oceano há milhares de anos. Mas, quem teria inventado essa história? Ou seria ela real? Onde ficava localizada a cidade? Quais razões a transformavam em uma cidade tão espetacular e avançada? Só conhecemos a história de Atlântida por causa do filósofo grego Platão, que há mais de 2 mil anos atrás escreveu sobre a cidade. Em dois de seus famosos diálogos, Timaeus e Critias, Platão escreveu que o sábio grego Solon ouviu sobre Atlântida quando estava no Egito. Ao retornar, Solon compartilhou a história com Dropides, seu parente. De Dropides, a história foi repassada para Critias, que contou a seu neto, também chamado Critias, que finalmente a compartilhou com o filósofo Sócrates e outros cidadãos atenienses. A lista de Platão, contudo, não deve ser tomada como fato histórico, mas como um verdadeiro relato do que Platão efetivamente escreveu. Se decidirmos acreditar na lenda,

10 segredos do K-Pop de arrepiar os cabelos

A música pop sul-coreana, K-Pop, não é só alegria e visuais cuidadosamente criados O som chiclete do K-Pop (Korean Pop Music ou Música Pop Coreana) parece bastante inofensivo. Músicas simples e repetitivas como o sucesso viral “Gangnam Style”, de Psy, ou a música doce e melódica da banda Girls’ Generation não parecem esconder escândalos, corrupção e anos de escravidão e exploração por trás da máquina de fazer sucessos chamada K-Pop. Jovens estrelas são cooptadas pela mais cruel indústria de entretenimento do mundo, começando o “treinamento” ainda crianças. Meninos e meninas com 10 anos de idade, ou menos, são presas a contratos de 10 ou mais anos de duração, tendo de passar a melhor fase de suas vidas sob a vigilância de agências que só querem tirar proveito financeiro. Alguns desses jovens se tornam celebridades, mas a maioria deles jamais conhecerá o estrelato. Eles são explorados por anos a fio e, sem mais nem menos, abandonados à própria sorte. Conheça mais sobre o obsc

Os males do Facebook

Segundo estudo, usuários do Facebook tendem a se tornarem malvados Com informações da Folha de São Paulo - De acordo com um estudo das Universidades de Colúmbia e de Pittsburgh, o Facebook deixaria seus usuários mais gordos, pobres e malvados, pois a imagem positiva que surgiria a partir da página faria com que o autocontrole das pessoas diminuísse. Conforme Keith Wilcox, um dos pesquisadores envolvidos no estudo, "quando você se sente bem consigo mesmo, você se sente no direito de fazer as coisas. E você quer proteger aquela imagem melhorada, o que faz com que as pessoas reajam tão fortemente àquelas que não concordam com suas opiniões". Os "populares" do Facebook: sabe aquelas pessoas com milhares de amigos, várias fotos em que aparece sempre se divertindo, atualizações frequentes e que parecem felizes e bem-sucedidas? Pois então, segundo o estudo, as pessoas que passavam mais tempo on-line e tinham muitos amigos na rede social tinham mais